Programa de alimentação escolar brasileiro é destaque na Tunísia.
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), gerenciado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), é um dos destaques da 20ª edição do Fórum Global de Nutrição Infantil (Global Child Nutrition Forum), que ocorre na Tunísia, nesta semana. O evento é considerado o maior acontecimento na agenda da alimentação infantil do planeta.
Participante do fórum, o presidente do FNDE, Sílvio Pinheiro, reafirmou a disposição do Brasil em manter a cooperação com os países africanos. Durante evento paralelo para lançamento do Cluster da União Africana – grupo de trabalho voltado para questões da alimentação escolar nos países da África –, Pinheiro relembrou o histórico da parceria entre o governo brasileiro e a União Africana e falou sobre como o Pnae segue no caminho da evolução de suas ações e do fortalecimento de seus atores.
A coordenadora-geral do PNAE, Karine Santos, falou na plenária sobre a importância das ações de educação alimentar e nutricional. "Apresentamos as nossas ações no Brasil como exemplo daquilo que eles podem fazer em seus países, como a estratégia de conteúdo de nutrição nos livros didáticos, as jornadas de Educação Alimentar e Nutricional e o concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar, que visa valorizar as merendeiras brasileiras", afirmou Karine.
O Fórum
O Fórum Global de Nutrição Infantil promove troca de conhecimentos e ações de assistência técnica. Este ano, atinge um recorde de participação, com cerca de 350 pessoas de 60 países. Há representantes dos governos da Síria, Ruanda, Sudão, Iraque; integrantes de organizações não governamentais do Canadá e dos Estados Unidos; pesquisadores e diferentes membros da Organização das Nações Unidas (ONU); entre outros participantes de todo o mundo. Algumas delegações estão se reunindo diretamente com o Brasil, com a intenção de promover articulações para a implementação de aspectos que levem à sustentabilidade e ao aprimoramento de seus programas locais.
De acordo com a diretora executiva da Fundação do Fórum Global de Nutrição Infantil, Arlene Mitchell, que promove o evento junto com o Programa Mundial de Alimentos da ONU, a metodologia do fórum facilita o planejamento e estimula a cooperação entre os países. "É também a oportunidade de conscientizar o público sobre os desafios que as crianças enfrentam na nutrição ao redor do mundo", destacou Arlene Mitchell.
Comentários
Postar um comentário