Pnae leva experiências positivas em diálogo sobre a importância dos Centros de Excelência para o WFP.
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), participou na manhã desta quinta-feira, dia 4, do diálogo sobre a importância dos Centros de Excelência para o WFP (Programa Mundial de Alimentos). O webinar marcou os 10 anos do Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil, que foi criado em parceria com o FNDE, com objetivo de discutir a importância da Cooperação Sul-Sul no combate à fome. Promovido pelo WFP, o encontro reuniu representantes do Centro de Excelência do WFP para a Transformação Rural da China, do Centro Regional de Excelência do WFP contra a Fome e a Desnutrição em Côte D’Ivoire e da Divisão do Programa do WFP, além de representantes de países parceiros.
A coordenadora-geral do Pnae, Karine Santos, ressaltou a importância de discutir experiências positivas no desenvolvimento de políticas e programas de segurança alimentar e nutricional em todo o mundo. “É importante destacar que, neste cenário da pandemia, trabalhar com políticas de segurança alimentar é fundamental. Nosso trabalho se torna ainda mais desafiador no combate à fome. Nossas ações estão pautadas no direito à educação e no direito humano à alimentação adequada e saudável. O FNDE repassa recursos para que os estados, municípios e o Distrito Federal adquiram e ofertem a alimentação escolar aos estudantes. É um trabalho em conjunto, governo federal e governos locais, com nutricionistas, agricultores familiares e com participação social”, explicou.
As apresentações foram seguidas por uma breve discussão sobre as principais lições aprendidas na facilitação da Cooperação Sul-Sul e Trilateral ao longo dos anos. Os governos parceiros também mostraram uma visão geral de suas histórias de sucesso no desenvolvimento de políticas para alimentação escolar, desenvolvimento agrícola e gestão de perdas de colheita.
O encontro contou ainda com apresentações sobre como esses programas influenciaram as políticas dos países e como o apoio recebido dos Centros de Excelência moldou sua trajetória. A última parte do evento trouxe uma breve discussão sobre o papel que os Centros de Excelência do WFP poderiam desempenhar na promoção da Cooperação Sul-Sul e Trilateral na próxima década, para acelerar o progresso em direção à Agenda 2030.
Assessoria de Comunicação do FNDE, com informações do WFP Centro de Excelência contra a Fome Brasil
Comentários
Postar um comentário