Guarulhos sediou Congresso Estadual da Agricultura Familiar.


Ocorreu na última segunda-feira (15), no CEU Pimentas, a abertura oficial do VI Congresso dos Trabalhadores da Agricultura Familiar – Conafesp, evento organizado pela Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar da Central Única dos Trabalhadores no Estado de São Paulo (FAF/CUT-SP) em parceria com a Prefeitura de Guarulhos, através da Secretaria de Educação.

O tema deste VI Conafesp é “Agricultura Familiar – Pioneira na produção de alimentos com qualidade e sustentabilidade – Alimentando o Campo e a Cidade. A abertura oficial contou com a presença de autoridades como o prefeito Sebastião Almeida, o secretário de Educação Moacir de Souza, o Presidente do CAE de Guarulhos Marcelo Colonato, o presidente da FAF Marco Antônio Augusto Pimentel, representantes da Central Única de Trabalhadores – CUT, e de agricultores dos municípios de Ribeirão Grande, Itapeva, São Simão, Vale do Ribeira e Itaguaí, que se emocionaram com apresentação da Orquestra Pimentinhas, e da Equipe de Ginástica Acrobática formada por alunos da rede pública.

O prefeito Sebastião Almeida falou da sua alegria pela participação de Guarulhos num evento tão importante como o Congresso sobre Agricultura Familiar que contribui efetivamente para a geração de oportunidades e diminuição das desigualdades sociais. “Estou muito feliz por sediarmos este evento, principalmente porque temos feito com louvor a nossa lição de casa, adquirindo e valorizando cada vez mais produtos da agricultura familiar. Se somos um país que está derrubando as bandeiras das desigualdades sociais é por conta da importância de movimentos como esse da FAF, que oferecem oportunidades ao homem do campo”.

O presidente da FAF saudou os agricultores presentes e ressaltou a importância da organização no contexto da valorização do homem do campo. “Nós, da FAF, buscamos construir junto com o governo as políticas necessárias para a melhoria das condições dos pequenos agricultores, tanto na oferta de qualificação profissional, quanto na liberação de crédito rural. Acreditamos que quem não vive da agricultura familiar, depende dela pra viver. Por isso destacamos a importância de eventos como este”, afirmou.

O secretário Moacir de Souza informou que desde 2009 a Rede Municipal investe em gêneros alimentícios provenientes da agricultura familiar. “Nós da Secretaria de Educação temos um compromisso com a agricultura familiar. Desde 2009, 30% dos recursos para a alimentação escolar são investidos nessa modalidade. Atualmente, cerca de 600 toneladas de arroz, 150 toneladas de feijão, e outros alimentos como maçã e a banana já integram o cardápio das nossas escolas. Espero que cada vez mais outras cidades possam aderir a esse compromisso para que os agricultores tenham mais condições para gerenciar a sua atividade”.

O VI Congresso dos Trabalhadores da Agricultura Familiar – Conafesp seguiu até esta quarta-feira, 17, discutindo os diversos aspectos da comercialização, segurança alimentar, a escassez da água e a preservação do meio ambiente, relação e integração campo cidade na produção de alimentos, a mulher e o jovem do campo, habitação, produção agroecológica e novas tecnologias, com personalidades e autoridades da área para debater tais temáticas.

Nesta quarta-feira, às 8h, aconteceu a leitura e discussão do documento final – resoluções do VI Conafesp, para aprovação.

fonte: prefeitura de guarulhos

Comentários

Postagens mais visitadas