Seminário internacional discutiu tendências da política comercial agrícola e desenvolvimento sustentável.

Programas brasileiros que fortalecem a agricultura familiar e promovem segurança alimentar e nutricional foram destacados como estratégias eficazes para o desenvolvimento econômico inclusivo
 
Brasília, – O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) - iniciativas do governo federal para promover a inclusão produtiva e garantir segurança alimentar e nutricional às populações mais pobres - fortalecem a agricultura familiar, melhoram a qualidade de vida de milhões de pessoas e dinamizam a economia, com o fortalecimento dos mercados locais. Essa é uma das conclusões do seminário internacional “Política comercial no Brasil: é possível promover o desenvolvimento econômico e sustentável?”, realizado no dia (3), na sede do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em Brasília.
 
As ações dos programas brasileiros foram apresentadas pela diretora do Departamento de Apoio à Aquisição e à Comercialização da Produção Familiar do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Denise Kroeff. Ela afirmou que uma das metas do MDS é ampliar a participação do público do Brasil sem Miséria no PAA. “Hoje, 43% dos agricultores familiares que vendem para o PAA são oriundos do Cadastro Único e nós queremos que esse número chegue a 50% até o final de 2014”, afirmou.
 
Segundo a diretora, em 2012 o PAA investiu quase R$ 1 bilhão na compra de alimentos da agricultura familiar. Ela lembrou que a experiência exitosa do programa, em seus 10 anos de existência, está sendo levada para países da África, América Latina e Caribe. A coordenadora do PAA África - programa inspirado no exemplo brasileiro - nas Nações Unidas, Darana Souza, destacou como pontos fortes do programa “a cooperação do Estado e das instituições para dinamizar a economia e o fortalecimento dos mercados locais”.
 
Denise Kroeff citou ainda o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), coordenado pelo Ministério da Educação (MEC), como outra iniciativa importante no processo de desenvolvimento inclusivo adotado pelo país. Hoje, pelo menos 30% dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) repassados para a alimentação escolar devem ser utilizados em compras diretas da agricultura familiar. Com isso, os produtos do setor chegam a quase 45 milhões de estudantes matriculados em cerca de 190 mil escolas da rede pública.
 
Na opinião do pesquisador Guilherme Lambais, do Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD), o incentivo do poder público à agricultura familiar contribui para a ascensão econômica dos pequenos agricultores rurais.
 
Realizado pelo Ipea, em parceria com o Centro Internacional para o Comércio e o Desenvolvimento Sustentável (ICTSD, na sigla em inglês), o seminário discutiu tendências internacionais em política comercial agrícola, bem como estratégias para integrar as políticas públicas do setor à agenda do desenvolvimento sustentável. Participaram do encontro gestores, especialistas, pesquisadores nacionais e estrangeiros, além de executivos do comércio agrícola.

Data: 04/09/2013
Fonte.: www.mds.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas