FNDE exporta conhecimento sobre alimentação escolar para África.

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) vai reforçar a cooperação com países da África na área de alimentação escolar. Para isso, assinou acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), na última sexta-feira, 16, instituindo o projeto Fortalecimento dos Programas de Alimentação em Países Africanos, que visa compartilhar a experiência brasileira, assim como sua relação com a agricultura familiar.

“O mais importante dessa cooperação é saber que o Brasil é reconhecido como referência mundial nessa área. Conceitos inerentes ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), como o da agricultura familiar e da segurança alimentar, fazem do país um modelo. Isso nos desafia a garantir essa eficiência e a buscar meios e instrumentos para fazer cada vez mais e melhor, pois acreditamos que a gente aprende ao mesmo tempo em que ensina”, afirmou o presidente do FNDE, José Carlos Freitas.

O relatório anual sobre insegurança alimentar The State of Food Insecurity in the World, divulgado em 2012 pelas Nações Unidas, indicou que cerca de 870 milhões de pessoas sofrem de desnutrição crônica no mundo, o que representa 12,5% da população. O documento ainda apontou que a maior incidência desse problema ocorre em países em desenvolvimento da África, Ásia, América Latina e Caribe.

“Nós temos consciência de que a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura não pode acabar com a fome na África sozinha, assim como os países africanos também não o podem. Precisamos dessas parcerias. Juntos, podemos erradicar a fome”, destacou o diretor-geral da FAO, José Graziano da Silva, que esteve na sede do FNDE para a assinatura do acordo.

A parceria irá investir no compartilhamento de experiências e cooperação técnica com o objetivo de aprimorar a segurança alimentar, viabilizar o crescimento sustentável da produção local e gerar inclusão social. Desde 2007, o governo brasileiro, por meio do FNDE e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), tem apoiado o desenvolvimento de programas de alimentação escolar em diversos países. Por meio de cooperação técnica internacional, as ações já alcançaram regiões da América Latina e Caribe, países africanos de língua portuguesa e o Timor Leste.

O projeto Fortalecimento dos Programas de Alimentação em Países Africanos é mais uma das ações brasileiras realizadas no âmbito do Programa de Cooperação Trilateral Brasil-FAO. O projeto terá duração de dois anos e os países a serem atendidos ainda serão definidos, levando-se em conta as necessidades e realidades de cada região.

Para mais informações sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar, acesse a página do Pnae no site do FNDE (www.fnde.gov.br).

Comentários

Postagens mais visitadas