Prefeito e servidores públicos da cidade de Taubaté são presos por fraude nas licitações de merenda escolar.

Um escândalo no interior de São Paulo. A prefeitura de Taubaté está sendo investigada por denúncias de fraudes em licitações de remédios e merenda escolar.

O prefeito Roberto Peixoto está sendo investigado pelo Ministério Público Federal e pela Polícia Federal desde 2009. Ele, a mulher dele, Luciana Peixoto, e o ex-diretor de compras da prefeitura Carlos Anderson são acusados de fraudes em licitações para fornecimento de merenda escolar e medicamentos ao município. Contratos com três empresas, uma em Taubaté e duas em São Paulo, estão sendo investigados. Eles foram firmados a partir de 2007 e somam aproximadamente R$ 30 milhões.

“Estamos analisando se a licitação foi feita de forma adequada, dentro do que exige a lei. Vamos analisar se houve superfaturamento da merenda. Em relação ao gerenciamento do medicamento na rede estadual de saúde, a empresa que foi por último contratada não tinha sede, não tinha equipamentos de informática, não tinha sequer um telefone”, afirma o delegado da Polícia Federal.

Mais de 50 policiais cumpriram 13 mandados de busca e apreensão em Taubaté e em São Paulo. Os três suspeitos foram presos e prestaram depoimento em São José dos Campos. De lá, foram levados para a carceragem da Polícia Federal em São Paulo Ricardo Carneiro.

A Polícia Federal pediu a prisão temporária dos acusados para que eles não atrapalhem as investigações. Eles podem responder por crimes de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e corrupção. É trabalho do Conselho Municipal de Alimentação Escolar, fiscalizar para que isso não aconteça, os conselheiros serão ouvidos posteriormente e os relatórios de prestação de contas serão confrontados para verificar se houve conivência dos conselho.

“Durante todo esse tempo o prefeito nunca foi intimado para nenhum ato junto a Polícia Federal a respeito desse fato. Essa foi uma medida desproporcional”, relata o advogado do prefeito, Alfredo Gonçalves Rodrigues.

O ex-diretor de compras da prefeitura Carlos Anderson ainda não tem advogado e a família dele informou por telefone, que não irá falar sobre o assunto.

fonte: http://www.g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2011/06/prefeito-de-taubate-e-preso-por-fraude-nas-licitacoes-de-merenda-escolar.html

Comentários

Postagens mais visitadas