1º Encontro Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar e Prefeituras reune mais de 160 pessoas.


O Conselho Municipal de Alimentação Escolar de Guarulhos (CAE), a Confederação de Cooperativas de Reforma Agrária do Brasil (CONCRAB) e a Prefeitura de Guarulhos, através da Secretaria de Educação, realizaram no dia 13 de abril de 2011 na cidade o 1º Encontro Nacional de Agricultura Familiar e Prefeituras.


Tendo como objetivo trazer para as prefeituras informações sobre a Lei Federal 11.947/2009 referente à aquisição de gêneros da agricultura familiar para a alimentação escolar, o encontro também priorizou a exposição de produtos diretamente dos agricultores rurais, que foram distribuídos aos visitantes durante o evento.


Segundo o presidente do CAE, Marcelo Colonato, “o encontro procurou aproximar prefeituras das cooperativas de agricultura familiar, e facilitar a realização das chamadas públicas em todo o Brasil. Muito mais que o descritivo do produto é a importância de ter um contato com os verdadeiros produtores”, assinalou o presidente.Em face ao novo momento político do Brasil, o encontro buscou divulgar os resultados e sinalizar perspectivas para a agricultura familiar dos municípios com base em sistemas agroecológicos de produção, em um cenário em que hoje as políticas públicas federais estão voltadas para apoiar a agricultura familiar com injeção de recursos financeiros subsidiados com garantia de mercado.


Durante o evento, foram abordados temas voltados para a agricultura familiar e contou com a palestra do Analista Técnico do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Felipe Andrade, que também falou de prestação de contas, descritivo dos produtos e competência técnica do pessoal de compras dos municípios.


Segundo a presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Guarulhos (COMSAN), Fernando Coelho, “o primeiro encontro nacional dos agricultores foi um marco na história do município de Guarulhos. É uma conquista da cidade e da segurança alimentar e nutricional.” O trabalho desenvolvido pelos conselheiros de alimentação escolar vem recebendo destaque no Brasil todo, principalmente porque o CAE aprova as contas públicas dos recursos federais repassados do Governo Federal para as cidades e não podem ser coniventes com irregularidades.


Estiveram presentes no evento cerca de 160 pessoas, representantes de 45 cidades do entorno de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Espírito Santo. O evento contou também com 14 cooperativas da vários Estados do Brasil, entre eles, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Bahia, Minas Gerais e Mato Grosso.


Vejam a relação abaixo das cooperativas.


COOPAT = arroz branco integral.


COOTAP = arroz branco, parboilizado e leite em pó.


COOPEROESTE = leite longa vida, achocolatado, bebida láctea e iogurte.


COOPEAL = filé, quibe, lazanha, hambúrguer de peixe (sem amostras).


ITERRA = doces e geléias.


COOP MONTE VENETO = suco de uva integral.


COANA = arroz e produtos lácteos.


COAPRI = feijão.


COPASUB = farinha de mandioca.


COOPERUNIÃO = frango e derivados.


COOPRACE = mel.



COOPEAGRI = massas e farinhas.


COPACERES = feijão.


COOPCAD = rapadura e derivados de cana.


COOP AGRO VERDE = hortifruti.


Para saber telefones e e-mail das cooperativas ligue para o CAE de Guarulhos.


Telefone: (11) 2408-5137.E-mail: cae.guarulhos@yahoo.com.br


Fonte: Assessoria de Comunicação do CAE de Guarulhos.

Comentários

Postagens mais visitadas