CAE de Guarulhos realiza Encontro de Conselheiros de Alimentação Escolar com várias cidades.




Evento reuniu cerca de 200 pessoas na sede da Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos. Entre os presentes estavam conselheiros do CAE, profissionais de nutrição e profissionais envolvidos na alimentação escolar.

A Secretaria de Educação sediou nesta terça-feira (15), o 41º Encontro de Capacitação para Conselheiros de Alimentação Escolar, uma realização da Ação Fome Zero, com o apoio da Prefeitura de Guarulhos e do Conselho de Alimentação Escolar de Guarulhos (CAE). O encontro reuniu representantes de cerca de 43 municípios do Brasil. A maioria foram representantes de São Paulo.

Os conselheiros dos CAEs foram recepcionados pelo presidente do CAE de Guarulhos, Marcelo Colonato, atualmente membro presidente da comissão para instituição do CAE Nacional. Fizeram questão de prestigiar o evento, o prefeito Sebastião Almeida e o secretário da Educação Moacir de Souza. Na oportunidade, o secretário fez um raio-X da rede municipal de ensino apresentando o número de escolas (132) e alunos (115 mil) existentes, além do número de refeições servidas (35 milhões/ano) e de servidores na SE (cerca de 8 mil).

O CAE de Guarulhos comemorou no dia 15 de fevereiro 10 anos de fundação e o presidente em nome dos conselheiros recebeu os parabéns dos presentes com entonação do “parabéns pra você” puxado pelo locutor oficial da prefeitura.

O secretário lembrou que o maior desafio da SE é oferecer uma educação de qualidade lembrando que para isso é preciso pensar em um conjunto de outras ações de acesso e permanência. “Não basta criar a vaga tem que criar condições para que a educação oferecida seja de qualidade”, ressaltou.

Para o presidente do CAE, o fundamental para um conselho ser atuante é a qualidade de seus membros. O conselheiro fez questão de lembrar aos presentes que o CAE de Guarulhos foi o único conselho no Brasil a fazer um “ Curso de Formação de Candidatos a Candidatos ao CAE” que contou com cerca de 84 pessoas interessadas e que após o curso somente 41 pessoas se interessaram pela vaga de conselheiro.

O presidente agradeceu aos conselheiros presentes o completou dizendo que o Programa de Alimentação Escolar da SE é referencial entre as grandes redes e o papel do CAE é importante para referendar a qualidade oferecida.

O prefeito Sebastião Almeida ressaltou as informações do secretário Moacir de Souza e falou da importância da adesão do município ao programa de Agricultura Familiar, bem como do apoio do governo federal para que haja avanços na qualidade da alimentação. Na oportunidade, o prefeito observou que os CAEs estão bastante atuantes.

No encontro foram discutidos ‘Os desafios do Controle Social do PNAE’ e a ‘Compra da Agricultura Familiar: desafios e soluções’, entre outros temas relacionados. O encontro reuniu representantes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e da Comissão Estadual Intersetorial de Alimentação Escolar (CEIA).

Fonte: Assessoria de imprensa do CAE Guarulhos

Comentários

  1. PARABÉNS MAIS UMA VEZ A ESTE CONSELHO E A SEU PRESDENTE. GRAÇAS A DEUS TEMOS UM CONSELHO OPERANTE NESTE PAIS DE "DEUS NOS AJUDA" E "SALVE-SE QUEM PUDER".

    ResponderExcluir
  2. gostaria de parabeniza los pelo trabalho de vcs, sou nutricionista e moro em tarabai,que fica a 700km dai, cansativo sim a viagem, mas valeu a pena,troxemos muitas informaçoes boas.
    continuem assim são exemplos pra outros municipios.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas