Alimentação Escolar de Guarulhos já está recebendo gêneros provenientes da agricultura familiar.

O Conselho Municipal de Alimentação Escolar de Guarulhos informa que as escolas da Rede Municipal de Ensino e Conveniadas estarão recebendo arroz da agricultura familiar a partir do mês de setembro. O arroz é proveniente de assentamentos da região do sul do Brasil. Esta compra só foi possível graças à participação ativa dos conselheiros, que desde fevereiro de 2010 vem se reunindo com os Departamentos de Alimentação e Suprimentos da Educação (DASE), Departamento de Compras e Contratações (DCC) e Departamento de Controle da Execução Orçamentária da Educação (DCEOE), para orientar e assessorar esses departamentos frente à necessidade de fazer a chamada pública conforme a Lei Federal 11.947/09.

O arroz de excelente qualidade vem recebendo elogios de quem já preparou e provou. Neste mês a alimentação escolar de Guarulhos recebeu os primeiros produtos da agricultura familiar como: beterraba, cenoura, abobrinha e também frutas, como a banana nanica, produzidos por agricultores da cidade.

Para o presidente do Conselho Municipal de Alimentação Escolar de Guarulhos (CAE), Marcelo Colonato. “o gêneros comprados da agricultura familiar e utilizados nas escolas municipais, estão agradando muito os profissionais de cozinha e as crianças. Sou pai de aluno e os meus filhos gostaram muito da novidade dos legumes bem fresquinhos na escola. Nossa alimentação escolar é referência e isso graças ao controle social que o CAE vem fazendo nestes últimos anos. Só podemos ter uma qualidade na alimentação escolar quando há comprometimento dos conselheiros, fiscalizando para que não ocorram desvios de recursos e verificando se estão sendo aplicados corretamente; formação continuada de conselheiros e vontade de construir um Brasil melhor para nossos filhos e netos. Estamos preparando um material para divulgação em toda Rede sobre os gêneros que a alimentação escolar estará recebendo nos próximos meses. A publicação foi pensada para as crianças que freqüentam as escolas e estão nas séries iniciais. Um dos principais objetivos é o aumento do consumo de gêneros in natura, e também despertar o gosto das crianças por produtos que possuam grãos e derivados desde a infância, quando são formados os hábitos alimentares saudáveis”, finalizou Colonato.

Fonte: Assessoria do CAE de Guarulhos.

Comentários

Postagens mais visitadas