Visita Internacional do País de Guiné Bissau (África) ao CAE de Guarulhos.


O Conselho Municipal de Alimentação Escolar de Guarulhos recebeu na última terça-feira (10) a visita da delegação de Guiné-Bissau (África), composta por Alfredo Gomes, ex-Ministro da Educação, Malam Djassi, deputado e presidente da Comissão Parlamentar Especializada da Educação, e José Antonio Cabral, representante do País no Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas acompanhados pelo representante do CECANE – Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar, nutrionista Diogo Thimóteo.

Guiné Bissau tem uma população de 1,5 milhões de habitantes, está situado na Costa Ocidental da África e faz parte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), tem um índice de analfabetismo de 63% e luta para combater a desnutrição infantil em suas 900 escolas.

A delegação veio a Guarulhos por sugestão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), para conhecer o trabalho de controle social que o Conselho de Alimentação Escolar (CAE) realiza na cidade.

O ex-Ministro Alfredo Gomes afirmou que a falta de condições para fazer educação em Guiné Bissau vão além do precário.

Os conselheiros do CAE ouviram da delegação o trabalho que vem sendo feito no País com a ajuda do Governo Brasileiro. O FNDE está fazendo um intercâmbio com técnicos do PNAE em Guiné Bissau para estruturar não só a alimentação nas escolas, mas também criar condições para que as crianças de Guiné venham sair do analfabetismo e da desnutrição.

Durante apresentação a comitiva fez questão de saber como é composto o conselho na cidade de Guarulhos e quem são seus membros. “Vocês não têm problema de discussão dentro do conselho?” procurou saber o ex-Ministro da Educação, Alfredo Gomes.

O presidente respondeu que “Opiniões divergentes fazem parte do processo político e democrático do Brasil e que em primeiro lugar se pensa nas crianças antes de qualquer discussão”.

Ao final da reunião a delegação e os conselheiros foram até o Gabinete do Secretário de Educação e ao Gabinete do Secretário de Governo, onde fizeram questão de afirmar que estavam em visita a Guarulhos, para conhecer o trabalho de um dos melhores conselhos do Brasil.

Após a breve passagem pelos Gabinetes, pediram para conhecer o sistema de distribuição de alimentação escolar da cidade, no galpão da merenda. Ficaram maravilhados com os gêneros alimentícios que são enviados para as escolas municipais. O destaque ficou por conta da “carne de sol” que faz parte do cardápio. “Não temos este ingrediente em nosso Pais” afirmou o deputado Malam Djassi. “Nosso Pais e monocultor; cultivamos apenas castanha de caju e as nossas produções são precárias, pois não temos energia elétrica suficiente para processar este tipo de carne”, completou.

O CAE de Guarulhos, propôs um intercâmbio entre a Guiné e o município, através de uma proposta de colaboração técnica, profissionais de Guiné Bissau passariam uma temporada na cidade com o objetivo de acompanhar todo o processo do Programa Alimentação Escolar.

Comentários

Postagens mais visitadas