Experiências que merecem ser conhecidas: como mobilizar os conselheiros de alimentação escolar?
A experiência de Guarulhos: um blog!
Uma das grandes dificuldades de atuação dos conselhos de alimentação escolar é a mobilização dos conselheiros para as reuniões e visitas as unidades escolares. Como a atividade de conselheiro é voluntária, toma tempo e muita disposição das pessoas e nem sempre o conselheiro por mais bem intencionado que seja consegue dar conta. Portanto, meios de mobilização para o trabalho é um desafio constante para o presidente do CAE.
Uma forma bastante comum é transformar as reuniões dos CAEs em momentos bons de encontro e prazer. Para isso a prefeitura pode ajudar oferecendo-lhes um ambiente agradável para a reunião e um lanche gostoso. As reuniões devem prever um momento para troca de experiências entre os conselheiros. Afinal, todo mundo tem alguma coisa interessante sobre sua experiência pessoal para trocar com os outros. A amizade torna o trabalho mais agradável e a cumplicidade entre os conselheiros pode emprestar mais eficiência à execução da tarefa.
Outra solução interessante e adotada em muitas cidades é a centralização dos conselhos em um mesmo espaço. Em alguns lugares é chamada de "casa dos conselhos". Depois de decidir sobre o espaço, é só designar um secretário que terá, entre outras, a função de organizar as reuniões, mobilizar os conselheiros e documentar as decisões. Isso tudo com um custo muito menor para a prefeitura.
Uma das experiências de mobilização mais interessantes que a equipe da Ação Fome Zero conhece é a do CAE do município de Guarulhos-SP. O pessoal conseguiu fazer uso da tecnologia em benefício da alimentação escolar do município. O CAE envia informativos por meio eletrônico e ainda criou um blog para interagir com a comunidade.
O informativo, além de notícias importantes sobre experiências concretas, permite o contato com informações novas que possibilitam informação e reflexão. Por exemplo, no último informativo (nº13 enviado via newsletter), ficamos sabendo que vários conselhos de municípios de São Paulo se encontraram em Campinas para uma troca de experiências sobre a nova realidade que representa o atendimento aos alunos do ensino médio. Há, ainda, uma matéria que propõe uma reflexão super importante sobre a relação entre alunos/professores/alimentação escolar "O que é um prato pedagógico?". No blog há espaço para depoimentos e pesquisa sobre o CAE. Com isso os conselheiros podem ter uma visão real da visibilidade do trabalho dos conselheiros. Sem falar no espaço para prestação de contas que toda atividade do setor público deve ter.
Portanto, não deixe de consultar o blog http://caeguarulhos.blogspot.com e interagir com essa interessante experiência.
Equipe Ação Fome Zero.
conheci esse conselho e é tudo verdade o que eles fazem
ResponderExcluirParabens a todos!
Acredito que deve ser muito difícil para todos conciliar suas vidas com este trabalho que exercem no CAE, mas acredito que apesar das dificuldades e barreiras que têm pela frente, estão se saindo muito bem e sendo reconhecido pela dedicação que vcs tem com a população.
ResponderExcluirGostaria de fazer uma pergunta, pois quando fiz uma entrevista com o Presidente e o Secretario do CAE, citei se seria possivel eu ter uma pesença maior nas atividades que exercem, gostaria que sempre me comunicassem se houver algum evento ou poder estar colaborando com algo, pois para mim será de grande satisfação poder ajudar e estar aprendendo cada dia mais coisas relacionada ao CAE.
O Conselho de Alimentação Escolar de Guarulhos agradece a todos pelo apoio e divide essa conquista com a sociedade.
ResponderExcluirQue ÓTIMA IDÉIA. Vou propor ao Conselho daqui para termos algum tipo de comunicação como essa.
ResponderExcluirAtualmente respondo como Presidente do CAE em Alto Paraíso de Goiás e procurava algo na internet com a FUNÇÃO DE MOBILIZAR meus colegas....
GRATIDÃO pela idéia! Nutr Claudia Lulkin- ambientalista/educadora popular