Estudo fará avaliação nutricional e de pressão arterial de seis mil crianças das escolas públicas municipais de Guarulhos.

A Associação Paulista de Medicina (APM) de Guarulhos, em parceria com os cursos de Nutrição e Enfermagem da UnG, Secretaria de Saúde do município, Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional, lançou o projeto “Avaliação nutricional infantil e da pressão arterial em crianças nas escolas públicas municipais de Guarulhos”.

O estudo irá avaliar 6 mil crianças entre 6 e 10 anos de idade, regularmente matriculadas, no ano de 2009, em escolas municipais de diferentes regiões da cidade de Guarulhos. Os pais e/ou responsáveis receberão um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido com todas as atividades que serão realizadas no decorrer do projeto.

Ao término do levantamento, os dados serão avaliados pelo grupo elaborador do projeto e apresentados aos conselheiros do CAE e às autoridades competentes.

O Hospital Municipal da Criança de Guarulhos se propôs a assistir a todas as crianças que estiverem fora dos parâmetros considerados normais. A Secretaria da Educação da cidade informou que irá colaborar na elaboração e confecção de todo material educativo que deverá ser utilizado no decorrer do projeto. Já a APM se comprometeu em elaborar dinâmica de orientação aos professores das escolas da rede pública municipal envolvidos neste projeto, para que possam transmitir e aplicar ações de prevenção de obesidade infantil e hipertensão arterial.

O curso de Nutrição da UnG integra o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Guarulhos desde 2008.

Fonte: APM Guarulhos.

Comentários

Postagens mais visitadas